Ações digitais, resultados reais!

/ Blog / Linha do tempo do Marketing

 Linha do tempo do Marketing

Postado em 27 de setembro de 2017

Breve linha do tempo da história do Marketing e tudo que envolve a atividade, inclusive uma de suas principais ferramentas, a publicidade.

O início de tudo: como dissemos anteriormente, estipular uma data específica para o início do Marketing é praticamente impossível. Mas listaremos como as primeiras interações entre pessoas com o interesse de venda e compra.

1450: A invenção de Johannes Gutenberg, a primeira máquina de impressão com o tipo mecânico móvel deu início a Revolução da Imprensa e também contribuiu bastante para o desenvolvimento do Marketing.

1730: As primeiras revistas começaram a ser impressas e anúncios puderam ser veiculados em suas páginas assim como nos jornais.

1839: A popularização dos pôsteres nas ruas auxiliou a viralização de algumas publicidades.

1867: Outdoors começaram a ser utilizados e a era dos enormes anúncios se iniciou.

1920 a 1949: A era de ouro do rádio trouxe benefícios para diversos tipos de publicidade. Durante esse período a televisão e telefones também começaram a ser utilizados na veiculação de anúncios.

1950 a 1972: Televisores ultrapassam a relevância de rádios, revistas e jornais e se tornam a principal forma de anúncio da época. Telemarketing surge como uma prática comum de anúncios.

1973 a 1994: A era digital começa a surgir e mostrar seu verdadeiro potencial. Novas maneiras e fazer marketing, publicidade e vender produtos se tornaram o alvo dos marketeiros da época.

1981 a 1984: Os primeiros microcomputadores são produzidos e começam a ser comercializados para os lares americanos.

1990 a 1994: Popularização dos telefones celulares que haviam sido inventados em 1973. Modelos menores e com mais funcionalidades agradam o público e crescem espantosamente.

1990 a 1998: A televisão ultrapassa os jornais e os canais de TV paga passam a arrecadar cada vez mais com a publicidade em seus comerciais.

1995 a 2002: Boom da tecnologia, internet, mobile e e-mail.

1995 a 1997: Search Marketing se inicia logo com os primeiros motores de busca como Ask.com. Serviços que auxiliam os usuários a encontrar as informações e produtos que eles desejavam. Em apenas 2 anos houve um crescimento de 54 milhões de usuários de motores de busca no mundo. Durante esse período o termo SEO (Search Engine Optimization) começou a ser utilizado.

1998: Evolução dos motores de busca chega à um novo patamar com o surgimento de Google e MSN. Além disso, a era dos blogs se inicia e em um ano mais de 50 milhões de blogs são criados.

2000: Surgimento do Inbound Marketing e uma nova era de compartilhamento de informações, design e aproximação do cliente se inicia e ele se torna o centro das atenções. Agora o objetivo não é anunciar como um louco, as empresas criam valor em suas marcas e mostram isso para seus consumidores através da educação.

2003 à 2004: Redes sociais mais influentes de nossa era surgem e começam a se consolidar: LinkedIn e Facebook. Em 2006 surge o Twitter.

2007: Mobile passa a ser levado em consideração por empresas de diversos nichos.

2010: E-mail marketing ganha força e passa a ser utilizado de maneira mais pessoal, evitando spams.

Fale conosco!

Relacionados

A origem do Marketing

A origem do Marketing

Por mais que seja um campo de pesquisa e conhecimento relativamente novo, o marketing está presente nas nossas vidas a muito, muito tempo.Grande parte...

Leia Mais
Como surgiu o Marketing Digital?

Como surgiu o Marketing Digital?

O marketing digital é uma estratégia fantástica que surgiu para alavancar empresas, marcas e produtos, tudo através da internet. Seu objetivo é fazer ...

Leia Mais
Fique de olho no mobile!

Fique de olho no mobile!

Embora não seja uma grande novidade, é importante lembrar: no mundo, cerca de 1,2 bilhão de pessoas acessam a internet de seus dispositivos móveis. No...

Leia Mais