Ações digitais, resultados reais!

/ Blog / Como monitorar sua estratégia de Hashtags nas redes sociais?

Como monitorar sua estratégia de Hashtags nas redes sociais?

Postado em 21 de dezembro de 2018

A estratégia de redes sociais de qualquer negócio pode ser extremamente impactada a partir do uso das hashtags.

Mas não basta criar uma grande seleção de palavras e sair usando-as por aí: é preciso saber trabalhar de maneira inteligente e focada em resultados.

Uma ótima maneira de aprender a colocar esse recurso em prática é usar ferramentas para monitoramento de hashtags. Com elas, além de definir os melhores termos a serem usados, é possível metrificar o sucesso e saber se o plano segue conforme o previsto.

 

Keyhole

O Keyhole é uma ferramenta que permite monitorar hashtags no Twitter e no Instagram, as duas redes sociais onde a prática é usada com mais frequência.

No Facebook elas ainda não são tão populares e a usabilidade não é tão prática quando comparada com as duas primeiras redes.

Usar o site não é difícil: você adiciona qualquer hashtag no campo de pesquisa, seleciona a rede social desejada (dá para escolher uma só ou as duas de uma vez) e espera pelo carregamento da análise.

Pesquisei, para exemplificar, a hashtag #cat. Ela é uma das mais usadas nas redes sociais em todos os tempos, o que fez com que o site demorasse bons minutos até que terminasse seu carregamento.

Depois disso, é possível retirar algumas informações estratégicas a respeito da hashtag. Elas são as seguintes:

 

·         Quantidade de postagens feitas com aquela hashtag;

·         Alcance da hashtag;

·         Número de usuários que postaram a hashtag;

·         Impressões que ela causou, ou seja, a quantidade de pessoas que visualizou postagens que continham a hashtag.

Além disso, é possível continuar analisando o site e tirar informações valiosas como:

 

Perfis que mais compartilham;

·         Países onde ela é popular;

·         Sentimento daquela hashtag — como as pessoas a vêem;

·         Gênero dos perfis que fizeram os posts.

Top Hashtags

O site conta com menos recursos do que o anterior e tem uma interface muito mais precária, porém serve para analisar as hashtags mais usadas no mundo.

 

Ao clicar em uma delas é possível ver informações como as hashtags relacionadas, por exemplo, o que pode ser uma ótima ajuda caso a sua escolha seja muito popular (ou o contrário) e você precise de variações interessantes.

Também dá para buscar por uma hashtag específica e saber a quantidade de posts existentes com ela ao redor de todo o mundo.

 

Além disso, o site dá dicas de hashtags a partir de assuntos específicos. Se você fala sobre carros, por exemplo, mas se encontra sem ideias criativas, o site te ajuda.

 

No Top Hashtags, o monitoramento é retirado das seguintes redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, Tumblr e Ello.

 

WebStagram

O site é focado em hashtags feitas no Instagram e dá informações interessantes como as hashtags mais usadas no momento.

Ao clicar em cada uma delas, ele dá uma visão completa dos posts de forma que os dois anteriores não fazem. Além do nome dos usuários, ficam exibidas também as imagens que foram compartilhadas, sem a necessidade de sair da página para visualizar o teor dos conteúdos.

Ela não dá, porém, números ou análises estratégicas das hashtags: sua função é mostrar como aquele termo vem sendo usado pelos usuários.

O mais interessante de todos os três sites apresentados é que eles são extremamente fáceis de serem usados e não demandam muito trabalho. Depois de segundos de espera, é possível retirar informações valiosas para enriquecer ainda mais a estratégia de redes sociais do seu projeto.

Fale conosco!

Relacionados

Objetivos do Marketing

Objetivos do Marketing

1. Vender maisEsse é o objetivo mais básico de se entender e o mais utilizado pelas empresas com fins lucrativos. Apesar de o marketing não se tratar ...

Leia Mais
Como surgiu o Marketing Digital?

Como surgiu o Marketing Digital?

O marketing digital é uma estratégia fantástica que surgiu para alavancar empresas, marcas e produtos, tudo através da internet. Seu objetivo é fazer ...

Leia Mais
Marketing x Comunicação

Marketing x Comunicação

A palavra marketing significa “estudo do mercado”. Trata-se de um processo gerencial que tem como objetivo satisfazer as necessidades e desejos dos co...

Leia Mais