Ações digitais, resultados reais!

/ Blog / Chatbot com Inteligência Artificial

Chatbot com Inteligência Artificial

Postado em 22 de março de 2019

Quando pensar no o que é um chatbot, lembre-se da Siri, da Apple. Ela consegue fazer várias coisas, como ligar para alguém da sua agenda, programar um alarme, contar uma piada, fazer pesquisas na internet… Mas você não consegue ensinar algo para ela, certo?

Ele pode ser instalado em aplicativos que a empresa usa para atender consumidores no dia a dia via chat, como o Facebook Messenger e o Telegram. Alguns chatbots são simples e se baseiam em uma conversa previamente desenhada, utilizando somente algumas pequenas automatizações e respostas programadas. Esses são os chatbots comuns.

Porém, existem chatbots extremamente sofisticados que conseguem responder a uma série de dúvidas e solicitações. Eles têm a capacidade de aprender, seja com exemplos de outros atendimentos, com informações sobre serviços e produtos ou a partir da própria interação com os consumidores. Esse tipo de robô é o chatbot com inteligência artificial.

E quais são as vantagens de utilizar o mesmo?

1. Extremamente versáteis

Os sistemas de inteligência artificial podem ser usados para uma série de finalidades. Por exemplo: esclarecer dúvidas, agilizar interações, transmitir conhecimentos, responder demandas, passar orientações, controlar processos, etc.

2. Estão mudando a vida das pessoas

Os chatbots com inteligência artificial são um elo entre os humanos e os sistemas de busca. O melhor de tudo é que é muito fácil utilizá-los: basta fazer perguntas e eles responderão. Por funcionarem conectados à internet, eles têm condições de fornecer uma quantidade enorme de respostas capazes de facilitar o dia a dia das pessoas.

3. São muito mais avançados do que você pensa

Ao contrário do que a maioria de nós imagina, os chatbots com inteligência artificial já estão bem avançados. Ou seja, são uma realidade no presente, e não somente uma expectativa futura. Na prática, isso significa que, com a base de dados e o investimento adequados, sua empresa já pode utilizar esse tipo de tecnologia.

4. Podem resolver situações delicadas

No setor de negociação de dívidas, muitas vezes os consumidores endividados se sentem constrangidos para falar com um atendente. Afinal, trata-se de um assunto delicado. Por isso, alguns bancos e empresas do setor já estão utilizando um chatbot com inteligência artificial para realizar o atendimento via Facebook Messenger e outros aplicativos.

A expectativa é que o grau de automação e de sucesso das negociações cresça cada vez mais.

5. São amigáveis, personalizáveis e engajadores

Ao usar a palavra “robô”, muitas vezes imaginamos uma comunicação fria e impessoal. Ainda bem que na prática é muito diferente! Os chatbots podem adotar o estilo dos seus melhores funcionários de atendimento, preservando a identidade da empresa e criando experiências positivas que cativam os clientes.

Fale conosco!

Relacionados

A origem do Marketing

A origem do Marketing

Por mais que seja um campo de pesquisa e conhecimento relativamente novo, o marketing está presente nas nossas vidas a muito, muito tempo.Grande parte...

Leia Mais
O que são notificações push?

O que são notificações push?

A notificação push é um tipo de mensagem clicável enviada por um site ou aplicativo para o navegador ou smartphone de um usuário que forneceu permissã...

Leia Mais
Como ser líder no rankeamento do Google?

Como ser líder no rankeamento do Google?

Entendendo o que é o SEOO SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização de sites, é uma forma de aumentar os acessos ao seu site...

Leia Mais