Ações digitais, resultados reais!

/ Blog / Linha do tempo do Marketing

 Linha do tempo do Marketing

Postado em 27 de setembro de 2017

Breve linha do tempo da história do Marketing e tudo que envolve a atividade, inclusive uma de suas principais ferramentas, a publicidade.

O início de tudo: como dissemos anteriormente, estipular uma data específica para o início do Marketing é praticamente impossível. Mas listaremos como as primeiras interações entre pessoas com o interesse de venda e compra.

1450: A invenção de Johannes Gutenberg, a primeira máquina de impressão com o tipo mecânico móvel deu início a Revolução da Imprensa e também contribuiu bastante para o desenvolvimento do Marketing.

1730: As primeiras revistas começaram a ser impressas e anúncios puderam ser veiculados em suas páginas assim como nos jornais.

1839: A popularização dos pôsteres nas ruas auxiliou a viralização de algumas publicidades.

1867: Outdoors começaram a ser utilizados e a era dos enormes anúncios se iniciou.

1920 a 1949: A era de ouro do rádio trouxe benefícios para diversos tipos de publicidade. Durante esse período a televisão e telefones também começaram a ser utilizados na veiculação de anúncios.

1950 a 1972: Televisores ultrapassam a relevância de rádios, revistas e jornais e se tornam a principal forma de anúncio da época. Telemarketing surge como uma prática comum de anúncios.

1973 a 1994: A era digital começa a surgir e mostrar seu verdadeiro potencial. Novas maneiras e fazer marketing, publicidade e vender produtos se tornaram o alvo dos marketeiros da época.

1981 a 1984: Os primeiros microcomputadores são produzidos e começam a ser comercializados para os lares americanos.

1990 a 1994: Popularização dos telefones celulares que haviam sido inventados em 1973. Modelos menores e com mais funcionalidades agradam o público e crescem espantosamente.

1990 a 1998: A televisão ultrapassa os jornais e os canais de TV paga passam a arrecadar cada vez mais com a publicidade em seus comerciais.

1995 a 2002: Boom da tecnologia, internet, mobile e e-mail.

1995 a 1997: Search Marketing se inicia logo com os primeiros motores de busca como Ask.com. Serviços que auxiliam os usuários a encontrar as informações e produtos que eles desejavam. Em apenas 2 anos houve um crescimento de 54 milhões de usuários de motores de busca no mundo. Durante esse período o termo SEO (Search Engine Optimization) começou a ser utilizado.

1998: Evolução dos motores de busca chega à um novo patamar com o surgimento de Google e MSN. Além disso, a era dos blogs se inicia e em um ano mais de 50 milhões de blogs são criados.

2000: Surgimento do Inbound Marketing e uma nova era de compartilhamento de informações, design e aproximação do cliente se inicia e ele se torna o centro das atenções. Agora o objetivo não é anunciar como um louco, as empresas criam valor em suas marcas e mostram isso para seus consumidores através da educação.

2003 à 2004: Redes sociais mais influentes de nossa era surgem e começam a se consolidar: LinkedIn e Facebook. Em 2006 surge o Twitter.

2007: Mobile passa a ser levado em consideração por empresas de diversos nichos.

2010: E-mail marketing ganha força e passa a ser utilizado de maneira mais pessoal, evitando spams.

Fale conosco!

Relacionados

Por que sua empresa precisa de um site para sobreviver no mercado

Por que sua empresa precisa de um site para sobreviver no mercado

Se você está adiando ou relutando em criar um site para sua empresa, responda a essa pergunta: você conhece alguma marca de sucesso que não tenha um s...

Leia Mais
A origem do Marketing

A origem do Marketing

Por mais que seja um campo de pesquisa e conhecimento relativamente novo, o marketing está presente nas nossas vidas a muito, muito tempo.Grande parte...

Leia Mais
Crie um bom Call to Action!

Crie um bom Call to Action!

Verifique se você incluiu uma chamada no fim do texto. A presença constante do leitor no seu blog é muito importante. Você deverá convidá-los para se ...

Leia Mais