Ações digitais, resultados reais!

/ Blog / 7 habilidades essenciais para quem quer trabalhar com marketing digital

7 habilidades essenciais para quem quer trabalhar com marketing digital

Postado em 11 de outubro de 2017

Se você abriu esse artigo, provavelmente é um profissional de marketing ou tem interesse em trabalhar na área.

Certo?

Seja qual for o seu caso, nesse artigo falaremos sobre as 12 habilidades essenciais para o sucesso de um profissional de marketing digital e espero que você se identifique com todas elas!

1. Paixão pelo aprendizado

Colocamos essa característica primeiro justamente por que é dela que todas as outras derivam: se você quer ser um bom profissional de marketing, você deve gostar muito de aprender.

Com a velocidade das mudanças do marketing digital, é obrigatório estar sempre fazendo cursos, se atualizando sobre as novas práticas do mercado, acompanhando blogs e lendo livros sim — livros de papel também são importantes!

O marketing muda rápido, e o profissional que tiver sede de sempre aprender coisas novas certamente terá estratégias melhores e mais afinadas com as mudanças do público.

Se você quer começar a trabalhar com marketing mas não gosta de aprender, talvez essa carreira não seja para você. Mas se você quer exercitar essa habilidade, coloque na sua rotina um tempinho para ler blogs, para estudar e coloque metas de fazer, pelo menos, um curso novo toda semana ou mês!

Com a quantidade de material gratuito pela internet, você nunca terá a desculpa de não ter material.

2. Familiaridade com o digital

O marketing está cada vez mais imerso nas soluções digitais e para pensar em estratégias nesse contexto, é preciso que o profissional de marketing seja familiarizado com as diversas interações e possibilidades que a internet proporciona.

3. Independência e dinamismo

Quem já trabalha com marketing sabe a loucura que muitas vezes é o dia a dia e como é importante que o profissional saiba resolver com rapidez as crises que acontecem.

Algo que ajuda na rapidez em tomar decisões é ser independente, saber se autogerir e tomar decisões sozinho.

É sempre importante perguntar quando não souber algo e ter a referência dos seus supervisores, mas quanto mais iniciativa e capacidade de resolver sozinho (e rápido!) os problemas que aparecem, melhor você será como profissional de marketing.

4. Paixão por métricas…

Se sua frase favorita é “não sei, sou de humanas” e você quer trabalhar com marketing, temos duas notícias: uma má e uma boa.

A má é que, para ser um bom profissional de marketing, você precisa ser apaixonado por números, acompanhar de perto o desempenho de suas campanhas e saber de cor os resultados, para poder defender os investimentos em marketing.

Já a boa notícia é: nem tudo está perdido! Como a Liz, nossa gerente de redes sociais, conta nesse artigo, uma vida toda de humanas não quer dizer nada se você resolver desafiar a si mesmo e vencer o medo dos números.

Lembra aquela vontade de aprender lá do início? É o momento de usá-la.

5. … e uma mente analítica

Junto com a fixação pelos números, é obrigatório saber interpretá-los e pensar estrategicamente como melhorá-los.

De nada adianta medir tudo o que for possível e não usar os resultados do Analytics em novos insights para melhorar os resultados da empresa.

6. Domínio das principais técnicas de marketing digital

Não tem jeito, para trabalhar com marketing digital você precisa ser expert em uma das principais práticas ou, pelo menos, ter a habilidade de se virar em várias delas.

Afinal, ser um profissional polivalente pode ser um bom ponto de partida para um cargo de gestão em marketing ou de gerente projetos, e aí você vai precisar articular diversas estratégias diferentes, pensando no plano de marketing da empresa de forma interligada.

As principais expertises que temos hoje no marketing digital são:

SEO;

Marketing de conteúdo e blogging;

Redes sociais;

Email marketing;

Mídias Pagas;

Design;

Web analytics;

Growth Hacking.

Há ainda outras práticas além dessas, e novas surgem todos os dias.

Para ficar atualizado, é importante estar sempre atento, procurando certificações e cursos que possam ajudar você a decifrar essas ferramentas ou, pelo menos, saber o básico delas.

7. Facilidade de trabalhar em equipe

Como você deve ter percebido, o marketing digital é cheio de desafios e expertises e o profissional de marketing precisa saber trabalhar em equipe.

Uma estratégia de marketing bem-feita precisa ser integrada com o time de vendas e, para isso, profissional deve se comunicar muito bem e colaborar para um ambiente de troca e cooperação.

Gerenciar a si mesmo, aos seus superiores e seus colegas de equipe pode ser um desafio, mas empatia, feedbacks e clareza são importantes aliados para conseguir essa proeza!

Fale conosco!

Relacionados

Outras 5 habilidades essenciais para quem quer trabalhar com marketing digital

Outras 5 habilidades essenciais para quem quer trabalhar com marketing digital

8. CuriosidadeVocê é aquela pessoa que não sossega enquanto não acha a resposta para suas dúvidas?Que levanta à noite para pesquisar no Google uma dúv...

Leia Mais
Campanha de Natal da Coca Cola

Campanha de Natal da Coca Cola

Coca-Cola incentiva pequenos gestos em embalagens para o NatalRótulos são inspirados em clássicas situações da data. Tradicional Caravana Iluminada e ...

Leia Mais
Instagram - 3 Dicas de Como Fazer um Ótimo Anúncio!

Instagram - 3 Dicas de Como Fazer um Ótimo Anúncio!

O Instagram já possui mais de 500 milhões de usuários e se tornou uma importante ferramenta para anunciantes de todo o mundo. Se você pensava que o In...

Leia Mais